sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Condutores e Isolantes

Para conseguirmos entender o que são os condutores e isolantes, antes precisamos saber o conceito de uma corrente elétrica. A corrente elétrica é o fluxo de cargas elétricas que passa por um corpo, geralmente ela ocorre em um material que possibilita com maior facilidade a passagem de cargas elétricas, esses são considerados condutores elétricos.
corrente elétrica

Condutores são geralmente materiais metálicos; neles, os elétrons, apresentam um movimento mais livre, por causa da maneira que seus átomos estão organizados. Nessa organização alguns elétrons se movem livremente de um átomo para o outro, formando assim um tipo de "mar de elétrons livres" ou simplesmente "elétrons livres". Materiais que possuem um "mar de elétrons livres" podem ser considerados bons condutores de eletricidade.

Isolantes são justamente o contrário dos condutores, eles apresentam uma organização atômica que dificulta a passagem de elétrons. Eles são chamados de maus condutores elétricos ou isolantes elétricos.

Exemplos de condutores e isolantes no nosso cotidiano não são difíceis de se encontrar, por exemplo:

•Quando alguém manda você usar um chinelo na hora em que se está prestes a mexer em algo elétrico. Isso acontece pois os chinelos geralmente são feitos de borracha, que é um material isolante. Quando utilizamos chinelos de borracha,  impedimos que um circuito seja fechado, caso contrário, levaríamos um choque.

•Os fios elétricos são outro bom exemplo, pois eles tem materiais tanto isolantes quanto condutores. O material condutor geralmente é um metal que fica no interior do fio. O isolante geralmente é uma borracha que cobre o fio, justamente para quando você tocar nele, não levar um choque.


 A borracha é um material isolante



A madeira é um material isolante


­

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Tentativa de Mostrar o Projetor


Relatório Do Trabalho do Instrumento Óptico(14/06/13)

Retroprojetor de Celular

Meu instrumento foi um retroprojetor de celular. Enquanto o fazia, reparei que: quanto maior a tela do celular, melhor a imagem projetada, assim também com a lupa utilizada, desde que os dois não fiquem muito desproporcionais; Quanto mais fechada a caixa, melhor a imagem, pois a luz que entra do exterior também é refletida, tornando a imagem mais clara e mais difícil de ser vista; O celular precisava estar de cabeça para baixo para a imagem projetada ficar normal, pois a luz refletida é refletida ao contrário; E que se o interior da caixa fosse preto, a imagem seria projetada com mais nitidez, uma vez que a cor preta absorve mais a luz, assim impedindo que a luz do celular que não foi projetada ficasse se refletindo  no interior da caixa, e acabasse atrapalhando a projeção.





Materiais:
2x Caixas de Sapato(quanto mais iguais melhor)
1x Lupa
1x Base de Apoio para o Celular(feita de isopor e papelão)
Papel Ofício
1x Celular(ou tablet)
PS: Como não consegui mostrar o instrumento ao senhor sexta(hoje, dia 14/06/13) eu postarei um vídeo mostrando meu instrumento. 

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Espelhos em Ângulo

Aqui está a segunda experiência escolhida do trabalho que o professor passou, a dos espelhos em ângulo.
                                                                            Imagens : 90º
                                                                 
                                                                         Imagens : 60º


Relatório:
Quando postos em paralelos, os espelhos refletem suas imagens infinitamente, mas quando postos em ângulos, dependendo do ângulo, suas imagens são refletidas finitamente, e o número de imagens se altera quando o ângulo é alterado.
No meu caso ficou com diferença de uma imagem, pois os dois espelhos tinham bordas, e como o objeto era pequeno, elas impediram seu aparecimento nas reflexões.
90º= Quatro imagens exatamente iguais.
60º= Seis imagens exatamente iguais, houve o aumento de duas imagens, ou seja, quanto menor o ângulo, maior o número de imagens refletidas.

Materias:
Espelhos(2)
Corretivo(objeto)








Disco de Newton

Aqui está uma das experiências escolhidas do trabalho passado pelo professor de Física, a do disco de Newton.
                                                                           Imagens



vídeo

 Relatório:
A cor branca é formada pelas cores do arco-íris, as mesmas presentes no disco de Newton. Ao girar o disco numa velocidade maior do que os nossos olhos podem perceber, as cores se "misturam", e formam uma ilusão de um disco branco.
Isso não só funciona com as cores do arco-íris, como também funciona com amarelo e azul, por exemplo, formando a cor verde. Também funciona com Azul e vermelho, formando roxo, e todas as outras cores.

Materiais:
CD
Papel
Cola
Lápis



quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Apresentação

Sou aluno Lopes do CMR, atual turma 901, N.4169 e estou criando este blog para a apresentação de trabalhos para o professor.
Como faltei as primeiras aulas do ano, por enquanto não tenho muita ideia do que posso escrever aqui.
Aproveito e deixo o link de dois blogs que fiz quando era criança: Mundo Animal e Aviões Militares.
Só isso!