Para conseguirmos entender o que são os condutores e isolantes, antes precisamos saber o conceito de uma corrente elétrica. A corrente elétrica é o fluxo de cargas elétricas que passa por um corpo, geralmente ela ocorre em um material que possibilita com maior facilidade a passagem de cargas elétricas, esses são considerados condutores elétricos.
corrente elétrica
Condutores são geralmente materiais metálicos; neles, os elétrons, apresentam um movimento mais livre, por causa da maneira que seus átomos estão organizados. Nessa organização alguns elétrons se movem livremente de um átomo para o outro, formando assim um tipo de "mar de elétrons livres" ou simplesmente "elétrons livres". Materiais que possuem um "mar de elétrons livres" podem ser considerados bons condutores de eletricidade.
Isolantes são justamente o contrário dos condutores, eles apresentam uma organização atômica que dificulta a passagem de elétrons. Eles são chamados de maus condutores elétricos ou isolantes elétricos.
Exemplos de condutores e isolantes no nosso cotidiano não são difíceis de se encontrar, por exemplo:
•Quando alguém manda você usar um chinelo na hora em que se está prestes a mexer em algo elétrico. Isso acontece pois os chinelos geralmente são feitos de borracha, que é um material isolante. Quando utilizamos chinelos de borracha, impedimos que um circuito seja fechado, caso contrário, levaríamos um choque.
•Os fios elétricos são outro bom exemplo, pois eles tem materiais tanto isolantes quanto condutores. O material condutor geralmente é um metal que fica no interior do fio. O isolante geralmente é uma borracha que cobre o fio, justamente para quando você tocar nele, não levar um choque.
A borracha é um material isolante
A madeira é um material isolante
Nenhum comentário:
Postar um comentário